terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bacias Sedimentares

As rochas sedimentares são derivadas de restos e detritos de outras rochas pré-existentes. O intemperismo faz com que as rochas Magmáticas, Metamórficas ou Sedimentares estejam constantemente sendo alteradas. O material resultante é transportado pela água, vento ou gelo e finalmente depositado como um sedimento. Deve haver então, uma compactação ou cimentação do material para ele se transformar em uma rocha sedimentar.

O Brasil possui 6.430.000 km2 de bacias sedimentares, dos quais 4.880.000 km2 em terra e 1.550.000 km2 em plataforma continental. No entanto, para a formação de petróleo é necessário que as bacias tenham sido formadas em condições muito específicas. Normalmente, são áreas em que sucessões espessas de sedimentos marinhos foram soterrados à grandes profundidades.

A maioria dos hidrocarbonetos explorados no mundo inteiro provêm de rochas sedimentares. Em termos de idade, praticamente 60% provêm de sedimentos cenozóicos, pouco mais de 25% de depósitos mesozóicos e cerca de 15% de sedimentos paleozóicos. No Brasil, a maior parte da produção está ligada a sedimentos mesozóicos. Existem dois tipos de bacias petrolíferas:

Onshore:
Ocorre quando a bacia encontram-se em terra. São originadas de antigas bacias sedimentares marinhas;

Offshore:
Ocorre quando a bacia está na plataforma continental ou ao longo da margem continental.

A maioria das bacias petrolíferas brasileiras encontram-se offshore. A exploração de petróleo onshore é muito reduzida no Brasil, devido ao baixo potencial de nossas bacias em terra.separadas de acordo com a sua era geológica de origem.

2 comentários:

  1. Primeiramente quero Parabenizar a idéia de criar um blog,e ao mesmo tempo agradecer em nomes dos alunos por pensar em nós,facilitando a matéria e investindo cada vez mais em nosso aprendizado,agradeço de coração por a Sra. dedicar todos seus conhecimento em nós.O blos está muito bom,e recheado de informações superinteressantes!Um grande beijo Maryane Hipólito Aluna do 3ªB Neusa Demétrio.

    ResponderExcluir
  2. oi professora gostei muito do blog tem coisas muito interresantes e legais para se aprender

    ResponderExcluir