segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio(O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma conseqüência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petroleo, gás natural, carvão, etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.

5 comentários:

  1. Jéssica Marcelino nº 29 3º D30 de setembro de 2009 às 15:48

    Podemos ter alguns exemplos dos hidrocarbonetos em nosso cotidiano?

    ResponderExcluir
  2. Sim, certamente, alguns exemplos de aplicação dos hidrocarbonetos no dia-a-dia são gás butano e propano:gases presentes nos butijões gás de cozinha,
    Octanos: Gasolina, combustível, Parafina: Vela.
    São ainda encontrados nos plásticos, em óleos minerais e em tantos outros, que poderia dizer que toda a nossa civilização é viciada em hidrocarbonetos, viciada em petróleo.

    ResponderExcluir
  3. as informaçoes ai postada sao de pouca serventia para se fazer um trabalho sobre os hidrocarbonetos porque esta faltando informaçoes.

    ResponderExcluir
  4. Legais as informações!! :-)

    ResponderExcluir
  5. obrigado mim ajudou muito

    ResponderExcluir