terça-feira, 8 de setembro de 2009

Xisto no Brasil

O Brasil possui reservas de xisto espalhadas por diversos estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, mas apenas a formação Irati, em São Mateus do Sul, com seus 717 milhões de barris de reservas, vem sendo explorada. Ao longo desses anos, a Petrobras trabalhou em três minas Upi, Cachoeira e Paiol Grande , tendo explorado apenas 5 km2 dos 84 km2 da reserva.

Técnicos trabalham na mina de Rio da Pedra, que começou a ser explorada em junho de 2004 e deverá manter-se ativa até 2008, quando está prevista a abertura de outra frente, denominada Dois Irmãos. Com uma movimentação de 10 mil t/dia de xisto, o trabalho na mina demanda a participação de 350 pessoas e nove caminhões do tipo HP-120, responsáveis pelo transporte do minério até a área industrial, onde trabalham outras 130 pessoas.

O processamento do xisto é feito nas duas unidades de retorta do parque de industrialização, capazes de processar até 360 t/hora do minério. Antes de seguir para a retorta, onde o minério é aquecido a 480º C e libera o material orgânico, o xisto passa por um britador, que reduz as pedras a 1 mm e permite separar todo o pó extraído do processo.

São extraídos do xisto 600 t/dia de óleo combustível, 50 t/dia de GLP, 100 t/dia de gás, 45 t/dia de enxofre e 45 t/dia de nafta. O custo de produção é de US$ 25 por barril, e todo o material de rejeito é utilizado no processo de recomposição do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário