terça-feira, 8 de setembro de 2009

Avaliação - Observem as instruções no post publicado abaixo deste

1) A importância do ciclo de geração de jazidas pode ser percebida pelo perfil atual da produção de petróleo no Brasil que atualmente é de 1,49 milhões de barris/dia de óleo e 39,63 milhões de m3/dia de gás. Esta produção continuará crescendo nos próximos anos com base nas reservas atualmente conhecidas oriundas dos campos de Marlim, Albacora, Albacora Leste, Barracuda-Caratinga, Roncador, Marlim Sul e Marlim Leste e demais campos descobertos pela Petrobras há mais de uma década. Observa-se a preponderância da participação de zonas produtoras de bacias marítimas em águas profundas no atendimento do suprimento nacional que com a entrada de produção de novos campos e as descobertas recentes deverão possibilitar atingir a auto-suficiência no atendimento da demanda nacional nos próximos anos.

a) Como são localizadas novas jazidas de petróleo?

b) Qual o volume em barris de petróleo produzidos por cada jazida brasileira?



2) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para

impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.

Internet: (com adaptações).

a) Porque a substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente?

b) A exploração do xisto ocasiona interferências no solo, subsolo e pode ser prejudicial ao meio ambiente, porque ele vem sendo considerado um “petróleo do futuro” ?

c) Onde estão localizadas as jazidas brasileiras de Xisto? Qual o volume extraído e transformado em derivados importantes?

d) O que é xisto pirobetuminosos e xisto bituminoso, quais os principais derivados para cada tipo?



3) A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”.

a) O que representa introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira?

b) Quais são as vantagens e desvantagens na produção e uso do biodisel?

c) No Brasil, existe já utilizações práticas do biodisel, quais os resultados observados?



4) A procura de fontes energéticas alternativas é necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas. A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.

Petróleo no Mundo (%)

Distribuição de gás natural no mundo (%)

América do Norte

3,5

5,0

América Latina

13,0

6,0

Europa

2,0

3,6

Ex União Soviética

6,3

38,7

Oriente Médio

64,0

33,0

África

7,2

7,7

Ásia / Oceania

4,0

6,0


A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.

II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que:

(A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.

(B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.

(C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.

(D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.

(E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.


5) O agravamento do efeito estufa pode estar sendo provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico.

Dentre as seguintes reações químicas:

I) queima de combustíveis fósseis;
II) fotossíntese;
III) fermentação alcoólica;
IV) saponificação de gorduras,

produzem gás carbônico, contribuindo para o agravamento do efeito estufa:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV



6) Em 2006, as transações envolvendo créditos de carbono atingiram US$ 25 bilhões, sendo que os principais negociadores foram países da Europa e o Japão. Os Estados Unidos, considerado o maior poluidor do mundo, e a Austrália não participam do acordo. Para estes países, cumprir o Protocolo de Kyoto significa diminuir o desenvolvimento econômico. Além disso, a Austrália e Estados Unidos também defendem a inclusão de países poluentes em desenvolvimento no acordo, como a China.

a) O que é Protocolo de Kyoto?

b) O que é crédito de carbono e como está relacionado ao Protocolo de Kyoto?



7) Apresente um fluxograma de extração e refino de petróleo a partir dos vídeos produzidos pela Petrobrás, Funcionamento da Plataforma Petrobrás, vídeos 1 e 2, arquivados no blog.



8) Explique com detalhes o que é a Camada Pré-Sal e quais são as ações que o Governo Brasileiro vem tomando em relação a exploração do petróleo desta região.



9) Explique a geologia do petróleo detalhando todo o processo de formação na natureza.



10) Quais são os fatores condicionantes ao aparecimento de jazidas de petróleo? Explique cada um deles.

3 comentários:

  1. nao estou vendo nenhuma instruçao como eu vou enviar?e hoje È o ultimo dia

    ResponderExcluir
  2. Prof° vc caprichou tá me dando mó trabalho isso,minha kbeça dói kuando penso muito.As próximas serão mais fáceis??

    ResponderExcluir